Você já se perguntou como surgiu a ideia de criar um grampeador cirúrgico para suturas? Este instrumento já tornou-se indispensável em determinadas intervenções e, diante de tamanha importância, garantir um alto nível de qualidade é fundamental.
Assim como outros equipamentos cirúrgicos, eles foram desenvolvidos para facilitar o dia a dia das equipes médicas e otimizar a recuperação dos pacientes. Existem inúmeros deles (lâminas, bisturis, tesouras, fórceps, etc.) específicos para cada tipo de intervenção e, ao longo dos anos, têm sido lançados tipos mais eficientes e modernos.
Leia este artigo até o final e descubra o que há de mais moderno no mercado nacional!
As cirurgias surgiram para solucionar problemas médicos graves de forma rápida e assertiva. Mas era preciso observar outras variantes do procedimento, como a sutura – que precisava ser perfeita e segura, garantindo a cicatrização do corte e o sucesso do pós-operatório. Foram anos de estudos médicos para que, no final do século XIX, as novas técnicas tornassem as suturas mais confiáveis.
Com o desenvolvimento das cirurgias, houve a necessidade de novos dispositivos que permitissem uma reprodução padronizada dos métodos desenvolvidos por diferentes profissionais. Em 1934, H. Friedrich utilizou o primeiro grampeador para suturas. Depois disso, o instrumento foi recebendo melhorias e inovações tecnológicas para que a vedação das incisões pudesse ser cada vez mais segura, impedindo a ruptura do tecido selado.
A evolução do grampeador cirúrgico seguiu pela década de 40, com médicos russos que buscavam um instrumento mais eficiente para atender múltiplas especialidades, como cirurgias vasculares. Nos anos 60, empresas americanas investiram no grampeador como um produto, baseado no modelo desenvolvido pela Rússia.
A sutura mecânica prova, ao longo do tempo, sua eficiência e assertividade. Além de ser mais rápida que a realizada manualmente, o uso do grampeador reduz o tempo das cirurgias, o que é muito significativo em casos mais graves, e ainda tem a vantagem de facilitar intervenções em localizações anatômicas desfavoráveis.
Com a evolução da medicina, dos procedimentos e dos instrumentos, o grampeador cirúrgico também foi atualizado e, hoje, podemos classificá-los em três tipos básicos diferenciados: simples, de sutura, de corte e sutura. Eles foram desenvolvidos para atender o máximo de especialidades cirúrgicas, inclusive as realizadas por laparoscopia. Os grampeadores ainda podem ser divididos em dois grupos:
– Lineares cortantes: a presença da lâmina permite o corte do tecido ao mesmo tempo em que a sutura é realizada; é muito aplicado em gastrectomias e em cirurgias bariátricas.
– Circulares: compostos por duas partes – uma menor, removível (ogiva), e a maior e circular, que se encaixam; ao mesmo tempo ele sutura e a lâmina circular interna corta o tecido a ser anastomosado (ligado).
O maior benefício do uso dos grampeadores é a praticidade e agilidade que oferecem na realização de suturas. Nós, da Marlex, desenvolvemos grampeadores para cirurgias do aparelho digestivo, especialmente as bariátricas destacando-se:
EndoMarlex Premium: Com design ergonômico, ele possui articulação de até 45º graus em sentido horário e anti-horário. Além de permitir diferentes tipos de recargas, tem um dispositivo de controle avançado do grampeamento e ainda conta com um botão de segurança que evita disparos aleatórios.
StaplerMarlex: Possui uma alavanca de disparo ambidestra ajustável e pode ser usado apenas com uma das mãos, o que facilita o uso durante o procedimento. É possível fazer o ajuste necessário para melhor resultado da cirurgia: comprimento da linha de corte e do grampeamento, quantidade de cargas, etc.
Aproveitar-se de instrumentos e dispositivos modernos é algo benéfico para médicos e pacientes. Cada caso cirúrgico tem suas situações específicas que deverão ser acompanhadas e estudadas, por isso a indústria de equipamentos cirúrgicos e outros voltados à saúde estão sempre em constante atualização.
Ao avaliar o caso do paciente, cabe ao médico escolher qual tipo de procedimento e grampeador cirúrgico será utilizado. Para quem busca dispositivos de última geração para utilização em procedimentos em estômago e intestino, os produtos Marlex são a prova de que a medicina e a tecnologia são indissociáveis. Produzidos no Brasil, eles não deixam a desejar diante dos grampeadores importados e garantem a segurança necessária para auxiliar os cirurgiões durante as intervenções. Oferecemos qualidade Premium e atendimento diferenciado.