Laparoscopia: o que há de novo no mercado de produtos médicos?

Com o desenvolvimento das cirurgias, houve grande necessidade de novos dispositivos e equipamentos que permitissem uma reprodução padronizada dos métodos desenvolvidos por diferentes profissionais. 

A laparoscopia é uma das tecnologias que traz indiscutíveis vantagens e também novos desafios, incluindo as diretrizes para o reprocessamento adequado dos equipamentos e acessórios. 

Atualmente, o mercado oferece dispositivos específicos para cada tipo de intervenção cirúrgica e, ao longo dos anos, têm sido lançados modelos mais eficientes e modernos que foram desenvolvidos para facilitar o dia a dia da equipe cirúrgica e otimizar a recuperação do paciente.  A experiência progressiva da implantação da laparoscopia deve ser sempre lembrada e considerada, otimizando o cenário atual da plataforma robótica, na sua introdução e disseminação junto à comunidade cirúrgica.

Leia este artigo até o final e descubra o que há de mais moderno no mercado de produtos médicos!

A Evolução da Cirurgia Laparoscópica

Inicialmente como exame diagnóstico, a laparoscopia começou a ser utilizada para procedimentos cirúrgicos ginecológicos nos anos 80. Em 1985, um cirurgião alemão chamado Erich Mühe, retirou pela primeira vez a vesícula de um paciente por laparoscopia, sem grandes cortes no abdômen. Isso foi um divisor de águas para o início de um novo conceito cirúrgico conhecido como cirurgia não aberta ou menos agressiva.

Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada pelos inúmeros benefícios que proporciona. Cirurgias como ligadura de trompas, retirada de cisto nos ovários, liberação de aderência, biópsias, incontinência urinária, apendicite e hérnia podem ser realizadas de forma menos invasiva e mais segura. As vantagens deste procedimento em relação à cirurgia aberta resultam em menos dor no pós-operatório e alta hospitalar com retorno às atividades de maneira precoce.

Tendência na Área Médica

O desenvolvimento tecnológico no mercado de dispositivos cirúrgicos está em constante crescente. Tratando-se do mercado brasileiro, a aceitação para produtos de alta tecnologia é altamente receptiva.

A inteligência artificial, por exemplo, é um recurso que vem ganhando espaço. Esses aparelhos se baseiam em redes neurais artificiais que proporcionam o aprendizado de máquinas conhecido como Machine learning, esses dispositivos são capazes de realizar algumas das funções cognitivas humanas, como mensurar, tomar decisões e resolver problemas.

A robótica, utilizada na área de equipamentos para cirurgias de laparoscopia, permite melhorar a precisão do cirurgião e viabilizar a realização de procedimentos menos invasivos.

Os instrumentos robóticos são utilizados como uma extensão da mão do cirurgião. Seus movimentos são ordenados milimetricamente, eliminando a chance de erro e permitindo acesso a áreas mais delicadas do corpo humano 

Mesmo a laparoscopia sendo uma área que desenvolveu dispositivos sofisticados, a mão de um médico com anos de experiência sempre vai estar por trás, operando tais instrumentos com sabedoria.

A Marlex é uma empresa 100% brasileira que projeta, desenvolve e fabrica uma linha completa de dispositivos cirúrgicos, atualmente trabalhamos com:

– Trocaters 

– Pinças Ultrassônicas

– Grampeadores e Recargas

– Telas Cirúrgicas

– Equipamentos de Videolaparoscopia 4K

Se interessou? Clique aqui para entrar em contato.